Leilosul - Notícias Leilosul - Página Principal

Notícias

  • Pecuária de Corte – A Riqueza Nacional Medida Em Arroba.

  • Data: 11/04/2018
  • Fonte: https://fertili.com.br/bovinos-pecuaria-de-corte-nacional/
  • Pecuária de Corte – A Riqueza Nacional Medida Em Arroba.
  • A criação de gado é uma das atividades agropecuárias que mais se destaca no Brasil, principalmente se tratando da pecuária de corte. Isso ocorre por causa da grande significância econômica e cultural que a atividade detém no país.

    A pecuária de corte é comumente definida como toda atividade de criação de animais destinados ao abate para a produção de carne. Mas, para além do setor alimentício, é válido lembrar de alguns subprodutos bovinos provenientes do couro e dos ossos. Essas partes dos animais são utilizadas na confecção de alguns objetos, como roupas e calçados, por exemplo.

    A produção de carne bovina elevou o Brasil ao patamar de grande produtor. Hoje, o país é reconhecido mundialmente, principalmente pela exportação, que é muito significativa. Por isso, entre outros motivos, essa atividade tem um destaque muito grande em todo o território nacional.

    Pecuária De Corte Em Estatísticas Animadoras  

    A pecuária de corte, sozinha, é um dos ramos da agropecuária que mais gera lucro, emprego e renda. Dos 19 milhões de brasileiros empregados pelo agronegócio, 65% está trabalhando no setor primário da bovinocultura.  Por isso é importante dizer que a pecuária de corte é um dos pilares que sustentam o maior setor econômico do Brasil: o agronegócio.

    Saindo do âmbito nacional e observando a pecuária de corte brasileira na visão mundial, é possível perceber o status privilegiado que o país ocupa no ramo das carnes. O Brasil está entre os quatro maiores produtores e exportadores do mundo. E, juntamente com os EUA, a China e o Japão, forma o time das potências no mercado da carne. De fato, nosso país tem razões excelentes para ser um dos maiores produtores de carne do planeta.

    Além das terras vastas e férteis que favorecem a criação de gado na forma extensiva, o Brasil também conta com inúmeras pesquisas e desenvolvimento tecnológico constante que ampliam, facilitam e otimizam a pecuária de corte e o setor agropecuário com um todo.

    São quase 200 milhões de cabeças de gado, distribuídas por aproximadamente 200 milhões de hectares de terra boa. Esses números são responsáveis por muitos bilhões de reais a cada ano. Os dados animam, e comprovam que é através da pecuária de corte que o país cresce, alimenta e ganha força no cenário econômico mundial.


    Nelore É A Raça Do Brasil

    Os bovinos da raça Nelore são os mais utilizados na pecuária de corte do Brasil. A raça de bovinos Nelore foi originada na Índia e só chegou às terras brasileiras no século 18. Porém, atualmente, essa estirpe bovina representa mais de 80% de todo o rebanho nacional.

    A raça Nelore tem muitas qualidades que justificam seu amplo uso na pecuária de corte brasileira. Ao longo do tempo, essa foi a raça que mais se adaptou ao clima tropical. Além disso, eles são muito resistentes a parasitas e ao calor. Mas, o que valoriza os bovinos da raça Nelore é sua carcaça muito aproveitável e ajustada às exigências do mercado.

    Explorar as qualidades do Nelore de uma forma prática foi o que ajudou a pecuária brasileira a alcançar os patamares que alcançou. Foi com pouca gordura entre as fibras e muito sabor que a carne dos Nelore conquistou seu espaço.

    Tecnologias Que Impulsionam A Pecuária De Corte

    Não é à toa que a pecuária brasileira alcançou elevados patamares de produção. Embora seja sempre repetitivo o discurso de que o Brasil é atrasado em pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos, são notáveis os avanços em tecnologia aplicada que a agroindústria atingiu.

    Foi através da tecnologia e da boa logística de mercado que o país conseguiu números incríveis em exportação e níveis de qualidade. E o aplicativo da Fertili adentra agora o mercado da pecuária, para através da digitalização facilitada, também contribuir para a nova era da indústria da carne e do agronegócio nacional.

    Há algum tempo atrás, falar em tecnologia na pecuária era basicamente, falar em técnicas de remanejamento do solo e reprodução. E de fato, esses fatores foram essenciais para o crescimento e desenvolvimento da pecuária de corte e de leite. Porém, hoje em dia, os avanços que mais representam o crescimento são as formas modernas de manejo focadas na digitalização de processos para um fluxo otimizado de mercado e produção.

<< Voltar