Publicado em: 18/09/2023

Onda de calor que foge ao normal atingirá grande parte do país com marcas extremas e possivelmente recordes em alguns estados; Projeções meteorológicas indicam que o calor atingirá níveis alarmantes, podendo chegar a 45ºC de máxima. Uma onda de calor implacável está se instalando em diferentes estados do Brasil, trazendo temperaturas que podem ultrapassar os 40ºC em diversas regiões, incluindo as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Projeções meteorológicas indicam que o calor atingirá níveis alarmantes, podendo chegar a 45ºC de máxima na quinta-feira (21) e sexta-feira (22), principalmente nas áreas ao norte de Mato Grosso do Sul e ao sul de Mato Grosso. A MetSul Meteorologia adverte para um episódio excepcional de calor em grande parte do Brasil nos próximos dias. As marcas esperadas entre esta semana e a próxima vão superar em muitos os valores médios históricos de temperatura máxima em todas as cinco regiões do país com alto potencial de quebras de recordes para o mês de setembro e talvez até absolutos.
O inverno termina no dia 23 de setembro. A estação mais fria do ano se despede com uma frente fria no Rio Grande do Sul, e muito calor em vários estados brasileiros. Uma massa de ar extremamente quente vai cobrir o Brasil nos próximos dias. Já faz muito calor neste começo de semana no Centro-Oeste e no Sudeste, mas na segunda metade da semana a massa de ar se reforça ainda mais com temperatura atipicamente elevadas, mesmo calor intenso não sendo incomum nestas áreas do território nacional no mês de setembro. Trata-se de uma situação de elevado perigo pela severidade do calor esperado e que demandará atenção das autoridades. 

Serão vários estados em que o calor será muito intenso a extremo. A massa de ar quente vai afetar com força e marcas perto ou acima de 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
O pior do calor deve ocorrer no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul com marcas acima dos 40ºC na maioria das cidades dos dois estados, mas que podem atingir temperaturas máximas mais extremas em particular na região do Pantanal e proximidades. Esta região do Centro-Oeste vai estar junto ao centro da grande cúpula de calor que estará concentrada entre o Paraguai e os estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso. Pontos destas áreas podem atingir marcas tão extremas como 43ºC a 45ºC nesta região do centro do domo de calor.
Marcas perto ou acima dos 40ºC devem se dar ainda em muitas cidades do Norte, de Goiás, do Sudeste do Brasil e de alguns estados do Nordeste, como no Oeste da Bahia, no Maranhão e no Piauí. No Rio de Janeiro, algumas estações também podem superar os 40ºC no próximo fim de semana. Em Minas Gerais, o Triângulo Mineiro e o Noroeste do estado devem ser as áreas mais afetadas pelo calor extremo com máximas superiores aos 40ºC. O pico da onda de calor em intensidade deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem. Modelos numéricos chegam a indicar temperatura no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) perto de 30ºC no Centro-Oeste do Brasil, o que apenas se verifica em massas de ar extremamente quentes, como a que atingiu o Sudoeste dos Estados Unidos no mês de julho deste ano.
Além disso, o aumento nas temperaturas, combinada com a falta de chuvas substanciais, está criando condições extremamente propícias para o surgimento de focos de incêndio em todas as áreas mencionadas. O solo ressecado na região Centro-Oeste do Brasil agravou a já preocupante situação de escassez de água, representando um sério risco para a germinação da soja, atualmente em semeadura. Além dos impactos ambientais, ondas de calor como essa podem representar sérios perigos para a saúde e causar situações de emergência, especialmente para populações mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas e indivíduos com condições médicas pré-existentes.
Saiba como enfrentar a onda de calor 1. Mantenha-se hidratado: beba muita água para evitar a desidratação, pois o calor extremo pode levar a perdas significativas de líquidos corporais. 2. Busque abrigo em lugares frescos: Procure refúgio em espaços com ar condicionado ou boa ventilação, especialmente nas horas mais quentes do dia. 3. Limite a atividade física ao ar livre: evite atividades extenuantes sob o sol escaldante. Se possível, realize exercícios durante as partes mais frescas do dia. 4. Proteja-se do sol: use protetor solar e chapéus para evitar queimaduras solares, que podem ser graves em condições de calor intenso. 5. Monitore grupos vulneráveis: Esteja atento a idosos, crianças e pessoas com problemas médicos crônicos, oferecendo assistência adicional quando necessário.

Leila mais sobre em: https://www.comprerural.com/

Alerta: Brasil vai registrar onda de calor com temperaturas de até 45 ºC