Publicado em: 11/04/2022

#SEGUNDACOMCARNE | BIFE À INGLESA: TRADICIONAL, NOBRE E SUCULENTO

A peça usada para prepará-lo é o filé mignon, mas cortado de forma diferente do mignon tradicional, com espessura maior; mas o bife inglês também pode ser feito com contrafilé, igualmente grosso – e gordo

Filé à inglesa “Rio Grande”: a realeza do filé mignon é acompanhada por súditos igualmente nobres: arroz, batatas fritas e feijão tropeiro.

O Restaurante Tabu, em Uberaba, MG, existe desde 1942. O nome é uma homenagem de seu fundador, o comerciante Omar Andrade Rodrigues, a um estabelecimento de mesmo nome que funcionava no Largo do Paissandu, no centro da capital paulista. O Tabu mineiro fez fama, dentre os restaurantes noturnos localizados no interior do País, graças, também, ao suculento filé servido aos clientes – intelectuais, estudantes, jornalistas, políticos e artistas de todo tipo.

No início dos anos 1960, o Tabu foi adquirido pelos irmãos Shin Ichiro Kikuichi e Yassushi Kikuichi, cujas esposas – Olívia (Zica) e Assaco (Marcelina) – passaram a comandar sua famosa cozinha. No apogeu de sua popularidade, em 1981, porém, o restaurante fechou, em função da morte de Shin. Mas em 1988, seus filhos Nivaldo e Waldir resgataram a tradição e o reinauguraram.

Tradição do filé

Desde o ano 2000, tenho a responsabilidade – e também o orgulho – de comandar a casa, tendo como auxiliares diretos meus filhos Leandro e Adriano. Mantendo a tradição, temos na carne bovina o carro-chefe de nossas vendas, com destaque para o italianíssimo filé à parmegiana, e, em seguida, para o filé à inglesa, este último caracterizado por ser um bife alto (6 cm, aproximadamente), grande (700 gramas de peso) e muito suculento.

 

Fonte: Portal DBO

https://www.portaldbo.com.br/bife-a-inglesa-tradicional-nobre-e-suculento/

#SEGUNDACOMCARNE | BIFE À INGLESA: TRADICIONAL, NOBRE E SUCULENTO